Comissão de enquadramento profissional

Versão de impressãoSend by email

Comissão de Enquadramento Profissional

A Comissão de Enquadramento Profissional tem como principais objectivos a realização de acções no domínio profissional da Psicomotricidade, que vão de encontro às necessidades dos seus associados e da defesa da profissão psicomotricista, mediante a realidade nacional e internacional. Neste sentido, são de assinalar as seguintes acções:
No âmbito da Coordenação da Comissão Profissão do Fórum Europeu de Psicomotricidade (FEP)
Foi finalizada a elaboração do documento que define o perfil de competências do psicomotricista 
A comissão está realizar pequenos filmes sobre as práticas profissionais, para divulgação na internet.

No âmbito da Regulamentação da Profissão de Psicomotricista, em Portugal

A profissão psicomotricista foi inserida na Classificação Portuguesa de Profissões – CPP 2010 

No que diz respeito à colaboração com o Ministério da Saúde, para definição do enquadramento legal da profissão, cabe assinalar que o Ministério da Saúde não tem permitido a aberta discussão do regulamento profissional, mostrando-se pouco disponível para discutir estes assuntos com a APP.
Foi iniciado um processo de assessoria jurídica no âmbito do enquadramento legal da profissão de Psicomotricista, que está a preparar a estratégia e documentação para articulação com o Ministério da Saúde e Ministério da Educação, tendo como objectivo a definição do enquadramento legal da profissão.

No âmbito das iniciativas políticas
Foi feita a divulgação do perfil de competências dos licenciados em Reabilitação Psicomotora junto de agrupamentos escolares, associações de pais e serviços de saúde.

No âmbito do Observatório de Empregabilidade:
Foi apresentada uma comunicação no I Congresso Nacional de Psicomotricidade, em Maio de 2010, na Fundação Calouste Gulbenkian, na qual os dados obtidos e já tratados do observatório foram divulgados.
·Está a ser definida uma metodologia de recolha anual de dados, que permita suportar as actividades deste observatório.
Divulgação da Psicomotricidade
Encontra-se finalizado o conteúdo para novas brochuras sobre práticas da profissão; Estas já foram revistas pelas escolas de formação, estando o documento pronto para ser discutido e aprovado em reunião de Direcção.
Apoio aos associados
Tem-se dado continuidade ao trabalho de elaboração de pareceres e estabelecimento de contactos, a pedido de associados, relativos à divulgação da profissão em contextos específicos e ao esclarecimento do enquadramento profissional do Psicomotricista, a nível nacional e internacional.