• O Manual de Observação Psicomotora apresenta e descreve os procedimentos da Bateria Psicomotora (BPM), para além de expor a fundamentação neuropsicológica dos factores psicomotores da tonicidade da equilibração, da lateralidade, da noção do corpo, da estruturação espácio-temporal, da praxia global e da praxia fina, tendo como referência o modelo neuropsicológico do funcionamento mental de A. R. Luria. A BPM como instrumento clínico original de observação psicoeducacional, procura analisar e investigar as relações e as influências recíprocas entre o psiquismo e a motricidade do sujeito observado. Na observação psicomotora, o observador interage e envolve-se numa mediatização intensa, criativa e lúdica com o observado, encorajando-o e reforçando-o a exprimir o seu potencial psicomotor como processo e produto do seu compartimento. A BPM procura apurar o perfi l psicomotor intra-individual do sujeito observa-do, ilustrando as características do seu funcionamento psíquico através das suas expressões corporais e motoras que o concretizam. Na BPM a psicomotricidade é concebida e interpretada como um procedimento clínico privilegiado para estudar as relações e as interacções (funcionais ou desviantes) do conjunto do funcionamento mental com o conjunto das expressões corporais e motoras que o suportam.