A Comissão de Investigação  todos os meses partilha Sugestões de Leitura que promovam a dimensão científica da Psicomotricidade.

Esperamos que as nossas sugestões deste mês sejam úteis e do seu agrado!

Se desejar enviar alguma sugestão à nossa Comissão de Investigação, escreva-nos para investigacao@appsicomotricidade.pt.

Boas leituras e bom trabalho!

Ana Rita Vodas
Coordenadora da Comissão de Investigação

Validation of the Portuguese version of the Personal Outcomes Scale

Da autoria de Cristina Simões, Sofia Santos e Rui Biscaia, o artigo aborda a complexidade do conceito da Qualidade de Vida e a sua promoção nas populações com Défice Intelectual de Desenvolvimento, analisando o potencial psicométrico da Versão Portuguesa da Escala de Resultados Pessoais como instrumento de avaliação neste domínio.

La spécificité de la médiation en Psychomotricité

Da autoria de Françoise Giromini, este é um artigo de revisão sobre a especificidade da mediação em Psicomotricidade, que na sua dimensão terapêutica é também uma noção extremamente complexa. Segundo a autora, são as noções de “sentimento de continuidade da existência” e de “sentimento de identidade” que através da exploração da estruturação psicocorporal, do diálogo tônico-emocional, do mimetismo e do ato criativo constroem a especificidade da mediação corporal no trabalho clínico do psicomotricista.

Which Child Will Benefit From a Behavioral Intervention for ADHD? A Pilot Study to Predict Intervention Efficacy From Individual Reward Sensitivity

Da autoria de Myrte Langen e colaboradores, este artigo apresenta um estudo acerca dos fatores preditores do sucesso de intervenções comportamentais em crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, revelando que a sensibilidade aos reforços percepcionada pelos pais é um dos mais relevantes, assim como a existência de menores níveis de comportamentos impulsivos negativos nas crianças.

.

.